8 de julho de 2012

Tratamentos: Peelings (Químicos)






Um dos procedimentos mais realizados para tratamento da pele é o PEELING. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os peelings superficiais e médios são os procedimentos mais realizados pelos dermatologistas – 90% dos participantes o indicaram como o mais freqüente nos seus consultórios.

Mas afinal, o q é PEELING?

O nome Peeling vem do verbo em inglês TO PEEL que significa "descascar". Analogicamente, ao descascarmos uma cebola a camada que se revela é mais lisa, uniforme e fina. E esse é o resultado que desejamos!


Os Peelings são procedimentos que consistem numa esfoliação controlada da pele, através de agentes físicos (mecanicamente, como os peelings de cristal, já descrito anteriormente) ou químicos (os famosos "ácidos"). Essa esfoliação leva à substituição das camadas superiores da pele e conseqüente estímulo à renovação celular, tornando a pele mais regular e mais viçosa.

Vários fatores podem interferir no resultado como:
  • Profundidade:  podem ser classificados em superficiais, médios e profundos, de acordo com o tipo de substância, concentração desta ou técnica utilizada. 
  • Área a ser tratada: ex: face tem um poder maior de regeneração que o colo e o dorso.
  • Fototipo: o paciente com pele mais escura tem maior chance de pigmentação.
  • Técnica de Aplicação: aplicação não-homogênea, falha na neutralização, substância e concentração utilizada, número de camadas aplicadas, tempo de exposição aos agentes e preparação da pele no pré-peeling. 

A preparação da pele é fundamental, já que ao ser empregado em uma pele não preparada, sua penetração se dará de forma irregular. Um exemplo é que a pele pode descamar muito, mesmo sendo utilizada uma concentração de ácido menor.

Várias são as substâncias utilizadas como o Ácido Tricloroacético (TCA), Alpha-hidroxiácidos (Ácido Glicólico, Mandélico, Láctico...), Ácido Salicílico, Ácido Tioglicólico e o Ácido Retinóico. Também podemos usar associações como Peeling de Jessner, Peeling de Cimel Modificado, Miami Peel, ou até medicações prontas como o Cosmelan® e o Melanesse®.

Mas quando falamos em "ácido", geralmente estamos falando do ÁCIDO RETINÓICO, um derivado da vitamina A.

- Mas por que fazer um peeling com ácido retinóico se eu já o utilizo em casa?

Os ácidos retinóicos utilizados domiciliarmente (geralmente de 0,01% a 0,1%) contêm uma concentração muito menor dos que os usados nos peelings (variam de 0,5% até 10%). Com essas concentrações altíssimas, aceleramos o processo de renovação celular que geralmente é de 30 dias para 5-7 dias.

São várias indicações: melhora da textura da pele, tratamento de estrias, acne ativa e cicatrizes de acne, manchas, olheiras, rugas finas e flacidez leve (somente com peelings mais profundos, como o Fenol).

No pós-procedimento deve ser SEMPRE utilizado o Filtro Solar e, de preferência, um recuperador cutâneo com efeito hidratante, para minimizar os riscos dos efeitos colaterais. NUNCA retire as crostas!!!! E não se exponha ao sol pelo tempo determinado pelo dermatologista!

Como todo procedimento, pode sim haver complicações como hiperpigmentação pós-inflamatória (manchas), hipocromias residuais (manchas claras), eritema persistente (vermelhidão), desencadeamento de herpes ou outras infecções e até cicatrizes.

Por isso, sempre procure um dermatologista especializado pois só ele tem o conhecimento necessário para fazer a indicação correta e o tratamento dos imprevistos ocorridos!


Quem dera que fosse assim, né?!
Quem dera que fosse assim, né?! 


"A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. A Internet pode ser uma ferramenta útil, veiculando informações e orientações de saúde genéricas, de caráter educativo, abordando a prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis, bem-estar, cuidados pessoais, nutrição, higiene, qualidade de vida, serviços, utilidade pública e solução de problemas de saúde coletiva.
Pelas suas limitações, não deve ser instrumento para consultas médicas, diagnóstico clínico, prescrição de medicamentos ou tratamento de doenças e problemas de saúde. A consulta pressupõe diálogo, avaliação do estado físico e mental paciente, sendo necessário aconselhamento pessoal antes e depois qualquer exame ou procedimento médico."



Nenhum comentário:

Postar um comentário