2 de julho de 2012

Tratamentos: Preenchimentos

O preenchimento cutâneo é um tratamento que consiste na injeção de substâncias específicas nas camadas inferiores da pele (derme ou subcutâneo), nos sulcos, rugas e depressões, com objetivo de restaurar o aspecto da região tratada.

Com o envelhecimento cutâneo, o nosso ácido hialurônico diminui junto com as fibras colágenas, levando a perda de água e elasticidade da pele. O resultado imediato é a flacidez, com perda de volume, alterações do contorno e surgimento de rugas e marcas de expressão. 


Os preenchedores podem ser usados em diversas áreas como sulco nasogeniano (linhas de expressão na região do nariz até a boca), lábios, linhas de expressão, "bigode-chinês", “maçãs do rosto” e também em locais menos convencionais como ao redor dos olhos (nas olheiras "fundas") e boca ("código de barra"), contorno mandibular, mento (= queixo), colo (com objetivo de maior hidratação), mãos, cicatrizes e lóbulo de orelhas.



Várias substâncias são utilizadas e a escolha deve ser determinada pelo dermatologista, levando em consideração a idade do paciente, a localização a ser preenchida e a intensidade do distúrbio (flacidez, depressão ou nível de hidratação).

Atualmente, o Ácido Hialurônico é a substância mais utilizada, por estar naturalmente presente na nossa pele. É um preenchedor temporário, sendo reabsorvido naturalmente pelo organismo.  Com a tecnologia sendo incorporada aos medicamentos, os preenchedores têm maior duração, com média de 6 a 12 meses, mas é fundamental o tratamento dermatológico tópico em conjunto para melhores resultados.

A aplicação é rápida, com resultados praticamente imediatos e pode ser utilizada anestesia tópica ou local. Alguns preenchedores contém o anestésico lidocaína na própria apresentação, o que oferece um conforto maior ao paciente.

Existem várias marcas no mercado como Restylane®, Surgiderm®, Juvederm®, Perfecta®, Rennova®, Teosyal®, entre outras.

Existem outros preenchedores como o Sculptra (Ácido poli-L-láctico) e Radiesse (Hidroxiapatita de Cálcio) que estimulam a formação de novas fibras colágenas, promovendo uma grande melhora da flacidez, corrigindo perdas de volume e alterando o contorno do rosto. Seus resultados são mais duradouros mas também têm resultados temporários, com média de 14 a 24 meses.

Muitos pacientes têm medo de que os resultados fiquem artificiais ou com hipercorreções com vemos atualmente na mídia. Isso geralmente é devido a uma má técnica ou escolha inadequada do produto, às vezes até de procedência duvidosa. Por isso, antes de ser submetido a qualquer tratamento, procure sempre um dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia que lhe traga confiança e segurança, e compreenda suas queixas e insatisfações! Os resultados devem trazer harmonia, suavidade e naturalidade para que haja o rejuvenescimento global.









OBS: Todas fotos mostradas acima foram retiradas dos sites dos próprios produtos para preservarmos o sigilo e a ética médica com nossos pacientes! 

"A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. A Internet pode ser uma ferramenta útil, veiculando informações e orientações de saúde genéricas, de caráter educativo, abordando a prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis, bem-estar, cuidados pessoais, nutrição, higiene, qualidade de vida, serviços, utilidade pública e solução de problemas de saúde coletiva.
Pelas suas limitações, não deve ser instrumento para consultas médicas, diagnóstico clínico, prescrição de medicamentos ou tratamento de doenças e problemas de saúde. A consulta pressupõe diálogo, avaliação do estado físico e mental paciente, sendo necessário aconselhamento pessoal antes e depois qualquer exame ou procedimento médico."

7 comentários:

  1. Adorei as imagens com antes e depois, ajuda mesmo esse tratamento!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero! Será que funciona para depressões provocadas pela acne também?

    ResponderExcluir
  3. Ah, Drª, peço que me responda via raquel@diwulga.com.br ,porque não uso o g-mail ;-). Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Livia! Fotos do ANTES e DEPOIS são fundamentais para que o paciente tenha noção do resultado! Mas como não são todos os pacientes que autorizam a publicação das fotos e para manter o sigilo médico, infelizmente só postarei fotos dos fabricantes dos produtos. Mas realmente os resultados dos preenchedores são muito próximos às imagens mostradas! :)

      Excluir
  4. Oi, Raquel! Um dos tratamentos realizados hoje em dia para as depressões provocadas pela acne (cicatrizes de acne) é feito com preenchimento. Mas lembre-se que tudo depende do grau e do tipo de cicatriz. Eu, particularmente, não gosto do resultado com ácido hialurônico para tratamento desse tipo de lesão, porque a duração é muito menor. Prefiro o Sculptra pois há formação de colágeno! Mas existem hoje tratamentos mais modernos, menos dolorosos e com resultados mais satisfatórios, como o Laser de CO2 Fracionado que falarei mais adiante. Quaisquer outras dúvidas, é só falar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muuuuuuito fazer este tratamento!! Assim que parar de pagar a pós vou me organizar para fazer! Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jú!
      Quando estiver pronta, faremos e você ficará ainda mais bonita!
      Um beijão e obrigada pela confiança e elogios de sempre :)

      Excluir