6 de agosto de 2012

Desafios Dermatológicos: Melasma - Parte I




O melasma é um distúrbio pigmentar que provoca alteração da cor da pele. É caracterizado por manchas acastanhadas, de limites irregulares, localizadas em áreas de exposição solar. Na maioria das vezes, encontram-se na face, principalmente na região malar ("maçãs do rosto"), testa e na região do buço, mas também podem surgir no colo ("V do decote"), membros superiores e até dorso. Em muitos casos provoca distúrbios emocionais e tem impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes.

Essa alteração decorre do aumento do pigmento melanina na epiderme (camada superficial) e na derme (camada profunda da pele). Os depósitos mais superficiais respondem melhor ao tratamento.

Causas:
  • Exposição Solar:
O sol é o maior fator desencadeante e agravante, pela irradiação UV. Ele estimula a proliferação e a hiperfunção do melanócito, célula responsável pela produção do pigmento cutâneo (melanina), em determinada área. Esse melanócito disfuncional, infelizmente, possui memória celular. Ou seja, basta 1 DIA DE SOL para que o tratamento realizado durante todo o ano seja perdido! Logo, a proteção solar deve ser DIÁRIA, faça sol ou chuva (lembre-se que a irradiação está presente mesmo em dias nublados!). Hoje também acreditamos no papel da irradiação infravermelha e da luz visível.
  • História Familiar;
  • Drogas fototóxicas;
  • Alterações hormonais: grávidas (também chamado cloasma), pílulas anticoncepcionais, hormônios sintéticos, doenças endócrinas.
As mulheres são mais afetadas que os homens (90%), principalmente devido aos hormônios. Isso ocorre poque o melanócito possui receptores para estrogênios (hormônio feminino), aumentando a produção da melanina. 


O melasma deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos e recidivas freqüentes. Tem controle mas devemos lembrar que as causas podem fazê-lo ressurgir, principalmente no verão!

Tratamento:

1. Evitar a exposição solar e usar filtros solares de amplo espectro (com proteção UVA e UVB). Não esquecer da fotoproteção com barreiras físicas como roupas adequadas, chapéus e guarda-sóis.

2. Clareadores: o principal deles é a hidroquinona, mas que não deve ser utilizado de forma contínua nem em concentrações muito elevadas (acima de 5%) pelos efeitos colaterais. Outros clareadores como ácido kójico, ácido fítico, ácido azeláico, vitamina C, alpha-arbutin, belides, romã e outros antioxidantes também são eficazes.

3. Peelings: são muito eficazes para retirada do componentes epidérmico, mas deve-se ter cuidado para que não ocorra um estímulo ao contrário, de piora do melasma. São utilizados os peelings de cristal e os químicos, esse com ácido retinóicos ou substâncias despigmentantes, a critério médico!

4. Tratamento oral: existem algumas substâncias como o Polipodium leucotomos, Extrato de Romã, Picnogenol e Vitaminas C e E, como tratamento complementar mas com doses específicas e tempo prolongado para terem o efeito desejado.

5. Laser: esse tema é controverso! Alguns laser poderiam auxiliar principalmente no componente vascular do melasma, mas ainda é necessário mais estudos para comprovar a melhora e mais tecnologias para aprimorar o tratamento. Todo cuidado é pouco pois alguns laser podem PIORAR o quadro! Tudo depende da avaliação do dermatologista.

6. Cobertura = Maquiagem!!!!!

Procure seu dermatologista e comece já o tratamento!

OBS: Enviarei as dicas de maquiagem no próximo Post! Bjssss






2 comentários:

  1. Oi DRª Fernanda,

    no meu caso, o colo cheio de "pintinhas" do sol, as sardas, o DERMABLEND seria uma alternativa mais barata para disfarçar no dia do casório?? ou não tem nada a haver?

    Michelli Camara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! As sardinhas podem até ser disfarçadas com o Dermablend ou outro corretivo mas lembre-se que no dia do casamento vc estará de BRANCO, logo qualquer corretivo ou base pode "sujar" o vestido à medida que vc dançar, suar, abraçar todo mundo... Então continuo te indicando aqueles tratamentos!!!! ;)
      Beijinhosss

      Excluir