5 de outubro de 2012

Desafios Dermatológicos: Olheiras!!!!!


Um dos maiores desafios dos dermatologistas é o tratamento das olheiras. Elas são um problema constante e recorrente na vida de muitas mulheres, inclusive na minha! Quase todas noivas, por exemplo, se queixam das olheiras, principalmente quanto mais se aproximam do dia do casamento.

Mas antes de iniciarmos um tratamento devemos entender que essa condição é multifatorial, ou seja, diversas causas estão relacionadas ao seu aparecimento.

Causas:
  • Pigmentação: pode ser por efélides ("sardas") ou hiperpigmentação pós-inflamatória.
  • Congestão Vascular ("olheiras arroxeadas")
  • Encovamento da área ("olheiras fundas")
  • Causas Secundárias: hereditariedade, alergias, rinite alérgica, anemia, medicamentos (por ex. colírios para glaucoma), estresse, envelhecimento...
  • E a principal: Noites mal dormidas e poucas horas de sono podem provocar olheiras até em pacientes que nunca tiveram problemas com isso (alguns poucos sortudos!)

Tratamentos:

A escolha do tratamento é feita após a análise das causas fisiológicas das olheiras. Uma olheira por excesso de pigmentação pode ser tratada com medicação tópica, peelings ou lasers. Já a por congestão vascular pode ter como escolha a carboxiterapia. Quando a área é encovada ou pouco hidratada, o preenchimento com ácido hialurônico é o tratamento de escolha.
  • Tópicos: entre as substâncias recomendadas  estão o retinol, as vitaminas C e E, o green tea, a cafeína, a kombuchka, a vitamina K e complexo tensores obtidos a partir da associação de ativos.
  • Peelings: podem ser feitos com algumas dessas substâncias em concentrações maiores, sendo o ácido tioglicólico a escolha nesse tratamento.
  • Lasers: podem ser feitos com a Luz Intensa Pulsada (LIP) ou CO2 Fracionado, que melhoram não só a pigmentação como também as rugas finas e flacidez associada.
  • Carboxiterapia: é feita com injeção de gás carbônico (CO2). Pelo CO2 ter mais afinidade pela hemoglobina que o oxigênio (O2), ele o desloca, e na sua forma livre aumenta o metabolismo local, diminuindo a congestão vascular. Além disso, o O2 estimula o fibroblasto a produzir colágeno, tornando a área menos flácida.
  • Preenchimento: é feito com a aplicação de ácido hialurônico no sulco naso-jugal. Ele preenche a área encovada, deixando-a mais plana, além de hidratar o local. 


  • Maquiagem: A maquiagem é um recurso usado por todas as mulheres (e até alguns homens!) que possuem olheiras. Uma dica é o uso de corretivo amarelo (como dito no post sobre melasma pelo maquiador Daniel Wagner!) antes do corretivo cor de base. Outra é usar um corretivo que tenha filtro solar associado, já que essa é uma área muitas vezes esquecida ao colocarmos o filtro solar na face!



Se você achava que sua olheira não teria solução, agora já sabe que existem muitos tratamentos no mercado. Converse com o seu dermatologista e descubra quais os melhores produtos e procedimentos para você!



"A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. A Internet pode ser uma ferramenta útil, veiculando informações e orientações de saúde genéricas, de caráter educativo, abordando a prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis, bem-estar, cuidados pessoais, nutrição, higiene, qualidade de vida, serviços, utilidade pública e solução de problemas de saúde coletiva.
Pelas suas limitações, não deve ser instrumento para consultas médicas, diagnóstico clínico, prescrição de medicamentos ou tratamento de doenças e problemas de saúde. A consulta pressupõe diálogo, avaliação do estado físico e mental paciente, sendo necessário aconselhamento pessoal antes e depois qualquer exame ou procedimento médico."

2 comentários: